ANGLO-ARABE

Autor: Lúcia Helena Salvetti De Cicco

Trata-se de um cavalo com características que podem enganar até um perito, à primeira vista.

O PURO SANGUE INGLES, que descende do ARABE, ainda apresenta indivíduos com características marcantes do cavalo ARABE.

Como o ANGLO-ARABE é produto da reintrodução do sangue ARABE no PURO SANGUE INGLES, pode haver dúvidas se determinado animal seria um ANGLO-ARABE de porte elevado, ou um PURO SANGUE INGLES apresentando fortes características de sua origem ARABE.

Carga genética: A cruza de um animal ARABE com um PURO SANGUE INGLES resulta em um produto que obterá registro como um PURO SANGUE ANGLO-ARABE. Contudo, não é só o produto com 50% de cada raça que obtém registro: nos vários países onde criam estes animais, admite-se nova cruza com uma das duas raças tendo o produto 75% de carga genética de uma raça e 25% da outra. Em alguns países é permitida mais uma cruza, reduzindo a 12,5% a carga de uma das raças.

Criadores europeus, sobretudo ingleses, franceses e poloneses, decidiram dar nova infusão de sangue ARABE no PURO SANGUE INGLES para torná-lo mais resistente para esportes amadores, como o salto, além de reduzir o temperamento nervoso do PURO SANGUE INGLES.

Note-se que a nova infusão de sangue ARABE visa somente a animais com maior resistência, pois em termos de velocidade, para o turfe, o produto perde em rendimento.


Fonte: www.saudeanimal.com.br