Quem Somos?  |   Eventos  |   Rankings  |   Notícias  |   Dicas Do Dr.  |   Fotos  |   Vídeos  |   Tv Do Equino (Ao Vivo)  |   Rádio Do Equino  |   Loja Do Equino  |   Contato
Portal Do Equino Facebbok  Google+  Instagram  Twitter  Youtube
@portaldoequino

 

Em Manutenção

Notícias

Confira tudo que acontece no mercado equestre do Nordeste.

 

Congresso 2018 de Vaquejada será na Grande Natal

 

Data: 08/12/2017

 

Autor: ABQM

 

Em reunião de diretoria, a ABQM informa que já foi definido o local para sediar o 9º Congresso & Derby Brasileiro e a 2ª Copa dos 
Campeões de Vaquejada 2018.

A grande festa quartista, que ocorrerá de 14 a 18 de março, será no  Estado do Rio Grande do Norte, onde você e sua família poderão desfrutar das lindas praias de Natal, uma das capitais do Nordeste mais requisitadas para o turismo. E, em pouco mais de 20 minutos, você estará no Parque Rancho Azevedo, em São José de Mipibu, região da Grande Natal, para acompanhar as acirradas disputas pelos títulos destes três grandes campeonatos.

Contamos com sua presença!

Para contatos com os responsáveis pelo parque, ligue: Jarbaz Braz Galvão Filho pelo tel.: (84) 99620-5153 e com Ney Kelsen Carvalho de Melo: (84) 99953-5756.

Outras informações com o Departamento de Esportes da ABQM – (11) 3864.0800.

 


 

Nomeado o novo Comitê Nacional de Vaquejada da ABQM

 

Data: 27/11/2017

 

Autor: ABQM

 

Foram nomeados pela Diretoria Executiva da ABQM os novos membros do Comitê Nacional de Vaquejada. Os seus componentes escolherão um coordenador de suas atividades.

O comitê também será assistido regularmente pelo vice-presidente da ABQM, Celso Pontes de Miranda Filho e agora também contará com representante de Minas Gerais.

Membros de oito Estados compõem a lista. Confira abaixo:

André Luiz Coelho Merlo (MG);

Daniel Cordeiro de Lira (PB);

Henrique Brandão Menezes Júnior (SE);

Henrique Carvalho de Araújo (AL);

Leonardo de Freitas Souza (CE);

Marcelo Barreto de Araújo Sarmento (BA);

Rafael Vila Nova Ferreira (PE);

Renato Barbalho Gadelha Simas (RN).


Mais informações: www.abqm.com.br

 


 

24 de novembro é o dia Nacional do Criador de Cavalos

 

Data: 24/11/2017

 

Autor: Revista Horse

 

24 de novembro é o dia Nacional do Criador de Cavalos. O Projeto, de autoria do senador Gilberto Goellner (DEM/MT), recebeu pareceu favorável na Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado Federal (CE), em caráter terminativo no ano de 2009. O intuito da proposta é homenagear todos aqueles envolvidos com cavalos, sejam eles criadores, veterinários, tratadores e atletas.

PLS institui o “Dia Nacional do Criador de Cavalos”, a ser celebrado, anualmente, em 24 de novembro.

A data escolhida marca a fundação da Associação Brasileira dos Criadores de Cavalos do Passo Fino, que tem sede em Brasília, e representa os interesses de mais de 20 associações de criadores de equinos do país.

 


 

Vaquejada virou item da Constituição e Senado se prepara para guerra jurídica no Supremo

 

Data: 23/11/2017

 

Autor: Focus

 

O Senado protocolou parecer no STF defendendo a constitucionalidade da emenda que legaliza a vaquejada, aprovada em junho passado pelo Congresso.

O objetivo é se contrapor a novo questionamento da PGR que teve ADI (relacionada à Constituição do Ceará) acatada pelo Supremo em outubro de 2016. O STF considerou a vaquejada atividade inconstitucional. Portanto, proibida.

“A verdade é que a vaquejada, assim como a capoeira, merece tratamento legal porque se trata de uma celebração tradicional do gado nordestino”, diz o documento produzido pelos advogados do Senado.

Trocando em miúdos, o Congresso transformou a vaquejada em item da Constituição e agora é preciso que o STF aceite e, na prática, recue de decisão anterior. É que já há outra ADI no Supremo contra a emenda aprovada no Congresso.

 

Foto: Douglas Kamarc

Fonte: http://www.focus.jor.br

 


 

25 mil pessoas são aguardadas em evento da ABQM, na Disneylândia da Vaquejada

 

Data: 20/11/2017

 

Autor: Jean Vasconcelos

 

15º Potro do Futuro & Campeonato Nacional da raça Quarto de Milha ocorrerá de 22 a 26 de novembro, no Parque das Palmeiras, em Lagarto (SE).

É em Sergipe que está localizado o mais moderno parque de Vaquejada do país. E é lá, no Parque das Palmeiras, que vaqueiros de todas as partes do Brasil se encontrarão de 22 a 26 de novembro, em um dos maiores eventos da modalidade, com R$ 240 mil em prêmios. Construído em uma área de 100 mil m², o centro ficou conhecido como a ‘Disneylândia da Vaquejada’, pela grande estrutura, atrações, conforto e segurança aos visitantes.

Nesta 15ª edição, o Potro do Futuro & Campeonato Nacional ABQM de Vaquejada, realizados pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM), deverão atrair mais de 25 mil pessoas à cidade de Lagarto (SE). “A expectativa da associação do Quarto de Milha é receber mais de 900 senhas/inscrições de conjuntos, além de cerca de 400 competidores e 800 animais”, destacou o presidente da ABQM, Cicinho Varejão.

Classificatórias e finais

Nos dias 22 e 23 acontecem as classificatórias e finais do Potro do Futuro, nas categorias Aberta e Profissional Light. Dia 24, entram em pista os vaqueiros das categorias Amador e Amador Light. As disputas pelo Campeonato Nacional começam no dia 25 e vão até o domingo (26), em sete categorias. “O bem-estar animal é a peça chave da nossa festa”, assegurou o superintendente geral da ABQM, Daniel Costardi. Leilões da raça ocorrem na sexta e no sábado.

Localização e estrutura

O Parque das Palmeiras está a 70 km da capital Aracajú e a 10 km do centro de Lagarto. “Além da arena de Vaquejada, temos pista de Tambor e Baliza, arquibancadas cobertas, camarote vip, bar, restaurantes, lojas e um novo recinto de leilão”, afirmou o empresário, criador de Quarto de Milha e conselheiro da ABQM, Geraldo Majella. O parque ainda conta com mirante, Cristo Redentor, capela, praça de alimentação, parque de diversão para crianças e amplos estacionamentos.

Mais informações: www.abqm.com.br

 


 

Você quer sediar o Congresso, Derby e Copa dos Campeões ABQM de Vaquejada 2018?

 

Data: 14/11/2017

 

Autor: ABQM

 

Se seu parque de Vaquejada tem uma grande estrutura, o momento é esse de realizar esses dois grandes eventos da raça!

Você que possui um grande Parque de Vaquejada, bem estruturado, e tem interesse em realizar o 9º Congresso Brasileiro & Derby e 2ª Copa dos Campeões ABQM de Vaquejada, que ocorrerão de 14 a 18 de março de 2018, a hora é essa!

Então, prepare uma carta de intenções manifestando a sua disposição e envie ao Departamento de Esportes da ABQM, até o dia 29 de novembro, pelo e-mail: esportes@abqm.com.br

E para que ela seja analisada pela ABQM e pelo Comitê Nacional de Vaquejada, se faz necessário que o parque candidato preencha os requisitos inseridos no link abaixo:

http://abqm.com.br/app/webroot/documentos/1-edital-congressobrasileiro,derbyecopadoscampeoesabqmdevaquejada2018.docx

 


 

Equoterapia auxilia no tratamento de doenças físicas e mentais e já se espalhou por todo o Brasil

 

Data: 13/11/2017

 

Autor: LN Comunicação

 

Desde a antiguidade, estudiosos comprovam os benefícios terapêuticos da interação com cavalos. Para algumas pessoas montar é uma terapia. Conviver com os animais traz inúmeros benefícios para tratamentos de deficiência física, intelectual e/ou social: diminui a ansiedade e estresse; sedentarismo; alívio da depressão; desenvolve aspectos de afetividade; autoconfiança; socialização e concentração.

Em 10 de Maio de 1989, o método chegou ao Brasil através da Associação Nacional de Equoterapia, responsável por estabelecer padrões para a prática dentro do país. Segundo a Associação, também conhecida como ANDE-Brasil, a equoterapia utiliza técnicas de equitação para reabilitar pessoas com deficiência ou necessidades especiais. A prática é terapêutica e educativa, pois os movimentos realizados pelo cavalo estimulam diferentes áreas do cérebro, incluindo o sistema nervoso, ativam a circulação sanguínea e fortalecem os músculos.

Segundo a Universidade de São Paulo, que desenvolve um projeto de equoterapia desde 2001, o tratamento promove a melhora física, psíquica, cognitiva e social. O projeto já foi realizado em pacientes com “paralisia cerebral, síndromes genéticas, microcefalia, traumatismo craneoencefálico, traumatismo raquimedular, acidente vascular encefálico, parkinson, deficiência visual, esquizofrenia, hiperatividade, entre outros. “

Uma questão extremamente importante para que a equoterapia atinja o objetivo desejado, é a escolha de um animal devidamente preparado para atender as necessidades do paciente. O gerente de produtos para Equinos da Guabi, Sigismundo Fassbender explica qual o perfil do animal adequado para a prática. “Primeiramente, é muito importante escolher um cavalo de natureza dócil e que esteja acostumado a conviver com pessoas. Estar em dia com os programas de profilaxia (vacinas, vermífugos, etc), sempre com boa higiene para não transmitir doenças para as pessoas. Mas para que este animal seja capaz de realizar o tratamento equoterápico, ele precisa ser devidamente treinado para a prática e, acima de tudo, ter uma nutrição adequada para esta rotina. ”

A nutrição adequada é uma das questões mais importantes a ser considerada. O equino que se alimenta proporcionalmente a quantidade de exercícios que realiza, diariamente, e de acordo com a fase de desenvolvimento em que se encontra é capaz de repor todos os nutrientes perdidos com o gasto energético e consequentemente, terá um rendimento melhor.

“A má alimentação prejudica o crescimento e desenvolvimento dos equinos. Em muitos casos, o animal pode desenvolver doenças, entre elas:  problemas ortopédicos, diarreias, cólicas e inflamação nas lâminas do casco”, ressalta a veterinária. 

Para a nutrição do animal, é importante incluir na dieta elementos ricos em carboidratos, principalmente do milho e da aveia. Outra fonte energética muito importante são os óleos, pois além de facilitar a digestão, aumentam a energia da dieta sem elevar o volume do alimento ingerido. A utilização de sal mineral é fundamental, o aconselhável é que seja fornecido junto com a ração para garantir que o animal ingira o suficiente para recuperar os eletrólitos perdidos.

Tanto o excesso quanto a falta de determinados nutrientes podem trazer riscos para o animal, portanto, é muito importante ter o acompanhamento de um veterinário ou zootecnista. Somente um profissional conseguirá indicar a quantidade de alimento que deve ser ingerido pelo cavalo em função da atividade que ele desempenha.

 


 

Há mais de 30 anos, novo presidente da ABQM se dedica à criação de cavalos

 

Data: 10/11/2017

 

Autor: Jean Philippe Vasconcelos

 

Cicinho Varejão foi eleito presidente da Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM). Empresário do ramo de carnes e criador de cavalos da raça desde 1985, o capixaba de Vitória (ES) comandará a entidade, atualmente considerada a maior de raça equina da América Latina, pelos próximos dois anos. 

O presidente e a sua diretoria venceram o pleito com mais de 93% dos votos. Também foram escolhidos novos vice-presidentes e membros do Conselho Fiscal. 20 candidatos ao Conselho de Administração completaram o quadro de 40 membros para o período de 2017 a 2019. A votação ocorreu no dia 31 de outubro, em São Paulo (SP). 

Ao término da apuração, o ex-vice-presidente da ABQM e presidente da Comissão Eleitoral, Mauro Rapassi Dias, empossou a Diretoria Executiva. “Após participar por três vezes como vice-presidente, aceitei o convite de amigos que me incentivaram para esta nova jornada, que será um grande desafio e acima de tudo uma honra”, afirmou Cicinho. 

Composição da Diretoria Executiva

 A Diretoria foi composta pelos seguintes membros: Cicinho Varejão – presidente, Abelardo Ferreira Mendes (SP), Celso Pontes Filho (AL), Emerson Vinícius Dias (ES), Érico Franciscato Braga (SP), Maurício Coelho Júnior (SC), Rafael Ferreira Leal (CE), Raphael Franco Andrade Costa (GO) e Rodrigo Andrade de Valadares Gontijo (MG) – vice-presidentes. 

Pelo Conselho Fiscal foram eleitos seis membros, sendo três titulares – Henrique Brandão Menezes Júnior (SE), Odilon Diniz Neto (RJ) e Sérgio Moura Carneiro de Novaes (PE) – e três membros suplentes – Alessandro Spinassé (BA), André José da Nóbrega Dantas (RN) e Marcelo Iguma (MS). 

“Como presidente, não posso deixar de destacar o corpo diretor que conseguimos articular. Uma composição de gente já experiente e tarimbada, com jovens cheios de entusiasmo e dos mais diferentes Estados do país. Basta dizer que dos 15 integrantes (nove da diretoria e seis do conselho fiscal), temos um timaço de 13 Estados representados”, destacou. 

“Assim como os meus antecessores, acentuadamente os desta última fase – Fábio Pinto da Costa, Marcelo Ferreira e Paulo Farha –, estarei empenhado na continuidade de um trabalho que esteve sempre focado no desenvolvimento e renovação de uma associação moderna e de uma raça em constante expansão. E viva o Quarto de Milha!”, finalizou o discurso. 

Paixão por cavalos é uma herança genética

 Edilson de Siqueira Varejão Júnior nasceu em Vitória (ES), trazendo nas veias a paixão pelos equinos como herança genética. O vasto conhecimento na área rural, habilidade herdada da família, o abriu a porteira para a criação de cavalos. “Desde criança, tive o cavalo como esporte e lazer”, recordou Cicinho Varejão, nome que ficou popular entre os quartistas de todo o país. 

Como competidor, Cicinho começou nas provas de Tambor, Baliza e Laço em Dupla, e explica que hoje o seu criatório é voltado especialmente para animais dessas modalidades, tendo se expandido para todas as variedades de Laço e para a Vaquejada. “São esportes muito sadios que entusiasmam e integram toda a família quartista”, ressaltou.

 


 

Grupo Grafitto convida para mais uma vaquejada do Parque Tiburcio Rodrigues

 

Data: 08/11/2017

 

Autor: Adeguinal Netto

 

O Grupo Grafitto, em nome do senhor Francisco Rodrigues, convida todos para mais uma vaquejada do Parque Tiburcio Rodrigues em Taipu (RN).

A festa de gado da Fazenda Gameleira será comandada por João Victor, Rodrigo Tiburcio e Raulzinho.

Desta vez a premiação aumentou e distribuirá 45 mil reais para os vaqueiros das categorias Aberta, Amador, Amador Light, e Jovem.

Aberta
1º lugar: R$ 5.000,00
10 vagas de R$ 1.500,00
Inscrição: 1a senha R$ 250,00 / 2a senha R$ 200,00

Amador
1º lugar: R$ 5.000,00
10 vagas de R$ 1.000,00
Inscrição: 1a senha R$ 200,00 / 2a senha R$ 150,00

Amador Light
1º lugar: R$ 2.000,00
10 vagas de R$ 600,00
Inscrição: 1a senha R$ 150,00 / 2a senha R$ 100,00

Jovem
R$ 1.000,00 em prêmios
Inscrição: R$ 100,00

Obs: pagamento das senhas em espécie.

 


 

Leilão Haras Brejo das Flores foi muito mais que um remate

 

Data: 06/11/2017

 

Autor: Rodrigo Loureiro

 

1º Leilão Haras Brejo das Flores, muito mais que um remate, o evento foi um verdadeiro espetáculo do cavalo Quarto de Milha de Vaquejada!

Parabéns ao amigo Erlan Bezerra e toda equipe Haras Brejo das Flores!
Vocês foram responsáveis pela realização de um dos maiores remates da história da Vaquejada!
São merecedores de toda a nossa admiração e respeito.

Faturamento Geral:
R$ 4.107.000,00 (Quatro Milhões Cento e Sete Mil Reais)
Média Por Lote:
R$76.200,00 (Setenta e Seis Mil e Duzentos Reais)

O garanhão Dom Roxão Eternalady, a grande estrela do Haras Brejo das Flores, mostrou porque, com tão pouca idade, é um dos principais Reprodutores da atualidade.

Foram comercializadas 161 Coberturas de Dom Roxão, que geraram R$ 834.000,00 (Oitocentos e Trinta e Quatro Mil Reais) de faturamento. Um recorde em 2017!
OBSERVAÇÃO: 10% do faturamento das coberturas foi doado pelo promotor do evento Erlan Bezerra a duas instituições de caridade. Parabéns Erlan pela nobre atitude amigo!

A doadora de Embriões RICA ETERNALY RRV foi o grande destaque de preço do remate, sendo comercializada pelo Haras Brejo das Flores por R$ 360.000,00 (Trezentos e Sessenta Mil Reais) para o Haras Bonsucesso.

Parabéns a todos os investidores, patrocinadores, parceiros, prestadores de serviços e a todos que torceram e colaboraram para o sucesso do remate.

Parabéns ao amigo e leiloeiro Anibal Ferreira que conduziu de maneira brilhante o Leilão.

Parabéns aos assessores João Pedrosa e Dr Steve Bezerra pela maneira competente com que trabalharam ... vocês deram um show!

Aproveito para agradecer ao amigo Erlan Bezerra e toda sua equipe por confiarem no trabalho de nossa equipe Agreste Leilões. Muito obrigado e que Deus abençoe vocês.

Agradeço a Deus, a minha família, a meus amigos, clientes e a família Agreste Leilões, pelo apoio incondicional de sempre.

 


 

SMS avisa chegada de animais ao parque de exposições

 

Data: 21/10/2017

 

Autor: ABQM

 

TI da ABQM cria mecanismo que avisa ao proprietário do animal sua chegada ao evento.

Habitualmente, todos os animais que desembarcam no parque Dr. Fernando Cruz Pimentel, em Avaré (SP), para os eventos oficiais da ABQM, são inspecionados pela equipe veterinária.

E neste 38º Potro do Futuro, 11ª Copa dos Campeões e 3º Derby da raça Quarto de Milha ocorreu uma grande novidade criada pelo Departamento de TI (Tecnologia da Informação). Quando é passado o bastão próximo ao animal para a leitura do Chip, o sistema efetua o seu check-in.

Em seguida, é impresso uma placa com suas informações para ser afixada em sua baia e, automaticamente, seu proprietário é comunicado por SMS via celular e por e-mail.

Entre os muitos benefícios dessa ferramenta, o sistema proporciona ao proprietário saber que o animal chegou ao seu destino. Gabriel Augusto Claro, proprietário de Shady Okie Dunit PC (foto), se mostrou surpreso com a novidade: “No momento em que recebi a mensagem no meu celular, levei um susto. Mas posso afirmar que esse mecanismo será muito importante para todos nós, pois os proprietários saberão que seus animais chegaram aos seus destinos”.

Logo após o recebimento dos comunicados por parte dos quartistas, a maioria se manifestou elogiando o sistema implantado. Como exemplo o criador bauruense Érico Franciscato Braga.

E para aqueles que não receberam os comunicados, solicitamos que atualizem seus cadastros pelo próprio site da ABQM.

 


 

Parque Arapuá divulga regulamento da vaquejada

 

Data: 21/10/2017

 

Autor: Adeguinal Netto

 

Parque Arapuá divulga regulamento de sua vaquejada que será realizada de 25 a 29 de outubro com R$ 160 mil em prêmios.

A vaquejada seguirá o regulamento de vaquejada da ABVAQ - Associação Brasileira de Vaquejada.

O evento terá início as 19 da quarta-feira (25) com a tradicional missa do vaqueiro, e as 7h da quinta-feira (26) terá inicio a corrida de boi se apresentando das 7h as 12h a categoria Aberta e logo após as demais categorias.

A classificação da categoria Aberta será na quinta e sexta-feira, e para os que fizerem a inscrição após a classificação da sexta e os que não correrem na vez, só irá correr após a classificação das demais categoria do sábado.

No sábado (27) a vaquejada terá inicio as 7h com as demais categorias (Amador, Aspirante, Sênior, Sênior Graduado, Jovem e Eternos Campeões).

Os vaqueiros das demais categorias terão que correr três bois para bater a senha e a categoria Aberta serão quadro bois com morte súbita.

Os vaqueiros que fizerem as três senhas e pagar em cinheiro, cheque à vista ou cartão de crédito, a terceira senha só será um boi para bater, correndo junto com a segunda senha (quatro bois, bate a segunda e a terceira senha). Todos tem que correr na vez para ter direito a bonificação (com exceção a categoria aberta).

O vaqueiro que correr na quinta e sexta, correndo na vez, não balanar o boi em cima, irá automaticamente para a segunda rodada.

Os vaqueiros Jovem, Amazona, Sênior, Sênior Graduado, e Eternos Campeões só poderão fazer no máximo duas inscrições por categoria.

A categoria Aberta e Amador poderá fazer três senhas por vaqueiro ou duas senhas por cavalo, podendo correr em até dois cavalos e caso venha a perder qualquer uma das senhas poderá fazer a terceira.

O vaqueiro Amador e Aspirante que queira correr outra categoria, como também a Aberta irá pagar o mesmo valor da sua categoria.

O tempo que o vaqueiro tem para olhar o rabo é de no máximo um minuto. Caso contrário o boi será solto e julgado.

Caso o vaqueiro queira cancelar sua senha, terá que pagar pelo cancelamento R$ 150,00 por cada senha, se não tiver corrido e se estiver já corrido não terá a devolução do referido valor pago.

O Vaqueiro que fizer o boi de tv antecipado, concorrerá a premiação das motos extras, mas terá que correr na vez e ter pago em dinheiro, cheque para o dia ou cartão de crédito.

O vaqueiro que quiser pagar antecipado o boi de tv, só irá pagar por cada senha R$ 50,00. Caso contrário, o boi custará R$ 150,00 por cada solicitação.

O boi só podera rorar em cima uma vfez, tem que botar pra descer. Caso contrário será julgado em cima, retorno ou zero.

Só serão chamados no máximo 15 senhas por rod´zio, sendo 10 normais e mais 05 sendo, Amazona, Jovem, Sênior, Sênior Graduado, e Eternos Campeões.

Será obrigatório o pagamento da taxa de R$ 10,00 por senha para a ABVAQ.

Não teremos encaixe de senha em hipótese alguma.

Teremos uma comissão de julgamento de critérios para categorias.

Para correr o potro como senha de apresenteção, terá que pagar R$ 200,00 e só correrá dois bois em horário pré-estabelecido.

Os vaqueiros Sênior, Sênior graduado, Eternos Campeões, Jovem, e Amazona irão correr juntos com os Aspirantes e Amadores, sendo nas mesmas condições.

Jovens disputarão com a categoria Aspirante. (a primeira disputa).

A disputa Amazona, Sênior, Sênior Graduado, e Eternos Campeões, será no domingo, após a categoria Aspirante.

O vaqueiro jovem (15 anos) deve apresentar documento com foto e autorização do pai ou responsável.

Para correr na categoria Sênior terá que ter 50 anos completos ou acima.

O vaqueiro não pode trocar de número de senha, caso queira, irá pagar o valor de R$ 150,00.

O rabo da gata, terá que tirar um boi a mais e irá correr numa faixa de 7 metros.

Café da manhã grátis para os vaqueiros.

Só serão vendidas senhas até as 18 horas do sábado.

A venda de senhas será realizada de 17 a 25 de outubro na loja Colchões e Cia, localizada na Avenida Engenheiro Roberto Freire, nº 367, Capim Macio, Natal/RN. Após esse período só na secretaria do Parque.

Não terá reserva de senha.

A vaquejada não vai parar.

 


 

Morre o garanhão VRRROOM

 

Data: 15/10/2017

 

Autor: Haras Monte Verde

 

Comunicado:

Infelizmente venho comunicar os colegas e amigos criadores que nesta manhã de domingo, 15/10/2017, veio a óbito precocemente o nosso garanhão Vrrroom devido à um abdômen agudo causado por uma torção da raiz do mesentério.

O Vrrroom nos deixa ainda muito jovem tendo sido um campeão nos EUA e com uma carreira em ascensão no Brasil, seus filhos já obtiveram importantes vitórias no Noredeste e no Sul do país. A cada ano que se passa, este garanhão de sangue aberto para linhagem First Down Dash aumenta sua prole vencedora mostrando todo seu potencial genético, motivo pelo qual foi cuidadosamente escolhido, adquirido e importado pelo Haras Monte Verde em 2010.

 


 

Vem aí o 1º leilão do Haras MWM

 

Data: 15/10/2017

 

Autor: Clara Marinho

 

A Vaquejada é muito mais que o esporte genuinamente brasileiro, é um espaço festivo para encontrar amigos e comemorar o dom da vida. É com espírito de agradecimento que o criador Marcos Walério lança o primeiro Leilão Haras MWM & Convidados. O remate acontecerá no dia 07 de novembro durante a 76° exposição de animais do Cordeiro na cidade do Recife, capital do Pernambuco.

O criador fala do evento com um carinho mais que especial “será um momento de emoção, uma oportunidade para agradecer a Deus pelo dom da vida, e por estar junto da minha família e da família do cavalo Quarto de Milha”, disse Marcos.

O remate comercializará lotes com genética aprimorada para provas de Vaquejada e Trabalho, com animais de linhagem aprimorada. O momento será primordial com o lançamento do garanhão DON ROXO DIEGO HJG – animal puro sangue com a linhagem direta dos dois maiores raçadores da Vaquejada: Roxão e Don Diego Bars.

Fonte: Portal Vaquejada

 


 

Égua Quarto de Milha vendida por R$ 1,380 milhão

 

Data: 12/10/2017

 

Autor: Moacir

 

Esse preço é o mais alto na história dos leilões da raça Quarto de Milha. Ocorreu ontem à noite (11 de outubro), durante o Potro do Futuro da ABQM, em Avaré (SP), no Leilão Campeões do Futuro, promovido pelo Rancho 55 e Haras Two Brothers. O nome da milionária é Callmeasissyagain (foto acima-GV-ABQM), uma filha de Fash Ta Fame e Sissys Little Coin (Packin Sixes), que soma 327,25 pontos pela ABQM e ganhos de R$ 141 mil pelo SGP Sistema. Ela tem 12 tempos na casa dos 16 segundos em Três Tambores, é detentora de Registro de Mérito Superior da ABQM, na classe Aberta, e acumula os títulos de campeã da Copa dos Campeões (Feminino), Congresso Brasileiro (Exibição), Show AQHA (Congresso ABQM 2017 – Aberta Sênior) e do Campeonato Paranaense (Aberta Junior). Ofertada pelo Haras Two Brothers, após acirrada disputa, o  último lance  foi de Nadiesda e Angelo Coutinho, de Colatina (SC).

Fonte: Quartistas

 


 

Falta um mês para o 1º Leilão do Haras Brejo das Flores

 

Data: 04/10/2017

 

Autor: Clara Marinho

 

O mês de novembro será marcado pela grande Vaquejada do Dom Roxão que acontece entre os dias 1 a 5 de novembro no Parque Acauã localizado em Garanhuns-PE. O certame promovido por Erlan Bezerra terá a 1ª edição do Leilão do Haras Brejo das Flores na tarde do sábado, dia 04.

O catálogo do remate é composto por 42 lotes próprios produtos das melhores genéticas para provas de Vaquejada. O grande diferencial será a venda de coberturas do garanhão campeão de Vaquejada que têm o pedigree dos dois maiores reprodutores do esporte.

DOM ROXAO ETERNALADY é filho do Roxão (Silver Wild SLN) e neto do Don Diego Bars HJG. O garanhão já brilhou nas pistas pelo Campeonato Portal e é campeão do Derby ABQM/13 na sela do vaqueiro Verdinho Silva e dono também de troféus de campeão em grandes corridas como as de: Garanhuns, Taquaritinga, Caruaru e etc.

Os filhos do garanhão DOM ROXAO ETERNALADY são o carro-chefe do remate. No entanto, há uma diversidade de lotes filhos e netos de outros raçadores da Vaquejada, como: Holland Ease, Eternaly Fred, Apollo VM, Briganlena, Thunder Chief e outros.

O 1º Leilão do Haras Brejo das Flores será transmitido ao vivo pelo Agrocanal a partir das 14h. O remate tem assessoria de Steve Bezerra e a batida do martelo será feia por Aníbal Ferreira.

Fonte: Portal Vaquejada

 


 

Parque Franskim Pedro é inaugurado com maior complexo de vaquejada do Ceará

 

Data: 28/09/2017

 

Autor: Ingrid Freitas

 

O Ceará ganha o seu primeiro complexo de vaquejadas, o Parque Franskim Pedro, dentro dos moldes do esporte legalizado e chancelado pelos órgãos competentes. Localizado no distrito de Forquilha, município de Maranguape, a 35 km da capital, a inauguração acontece entre os dias 12 e 15/10 (quinta-feira a domingo). O Parque é voltado exclusivamente para competições de alto padrão e atrações artísticas ícones do forró no Ceará e Brasil. A estimativa é de mais de 50 mil pessoas em todo evento.
A programação da vaquejada oferece as seguintes categorias: Profissional, Amador, Feminina e Derby. As inscrições antecipadas são realizadas em valores acessíveis e compatíveis com o rendimento de R$60 mil em prêmios.
Os vaqueiros que participarem da prova vão se deparar com um rebanho nelore, totalmente mobral, trazido dos estados do Pará e Maranhão. Os zebuínos da classificação têm entre 12 e 14 arrobas, já os touros da disputa pesam de 18 a 20 arrobas. Como se fala no mundo da vaquejada é uma verdadeira “boiada de luxo”.

Sobre a legalidade
A 1ª Vaquejada do Parque Franskim Pedro reflete o momento importante da retomada do crescimento das competições envolvendo cavalo, vaqueiro e boi no estado e país. No Ceará foi sancionada, no último dia 13/9, a Lei 16.321, que regulamenta a vaquejada como prática desportiva e cultural, assegurando o bem-estar dos animais. Além disso, no último mês de junho o Congresso Nacional já havia promulgado a Emenda Constitucional 96, que libera as práticas de vaquejadas e os rodeios em todo o território brasileiro como resultado da proposta de emenda à Constituição (PEC 50/2016).
Toda a prova do Parque Franskim Pedro é acompanhada por membros representantes da ABVAQ – Associação Brasileira de Vaquejada, que concedeu chancela e também credenciou todos os funcionários do evento. Outro importante órgão do segmento, a ABQM – Associação Brasileira dos Criadores de Cavalo Quarto de Milha, também marca presença na competição, em especial, promovendo o 1º Derby PVFP, uma categoria em que os vaqueiros competem com potros com idade entre 3 e 6 anos.
Somando forças ao amparo legal em vigor, a direção do Parque Franskim Pedro quis ir além e assinou um TAC - Termo de Ajuste de Conduta junto ao Ministério Público para reforçar seu comprometimento em seguir à risca todas as normas de bem estar animal e de proteção aos competidores e público. Depositando mais credibilidade e comprometimento ainda, a vaquejada, dispõe de todas as documentações atualizadas (alvará de funcionamento, alvará sanitário, CNPJ, licença da Secretaria de Meio Ambiente).

Sobre o complexo de vaquejada
O Parque Franskim Pedro possui uma área com mais de 100mil m² de área construída. “Eu queria fazer uma pista pequena de vaquejada, só para ‘brincar’ com os amigos e inaugurá-la nos festejos da padroeira de Forquilha, Nossa Senhora Aparecida, também padroeira dos vaqueiros. Começamos a construção e nos deparamos com um espaço que, agora, pode ser considerado um dos melhores do Ceará e porque não dizer do Brasil?”, relata Martus Teógenes, diretor geral e proprietário do parque.
O complexo reúne uma estrutura completamente moderna, superando as recomendações da ABQM. Entre os tradicionais ambientes, está uma pista de competição desenhada em madeira cerrada e uma área coberta (popularmente conhecida por barração) com 600m², com vista privilegiada para a pista. Outro diferencial é que o parque oferece uma sala de imprensa climatizada para o conforto dos comunicadores na cobertura integral da competição.
O Parque Franskim Pedro apresenta também a chamada “cidade do vaqueiro”, um amplo espaço voltado para atender os competidores e suas famílias.
Já na primeira edição da vaquejada, o Parque Franskim Pedro pretende mostrar ao Brasil que um parque de vaquejada pode fazer a diferença para a comunidade do entorno, beneficiando, por meio de ações com foco na Responsabilidade Sócio Ambiental (RSA), os mais necessitados ou “excluídos” da sociedade e gerando o aproveitamento equilibrado dos recursos naturais em respeito à natureza. Para isso, todo o lixo produzido nos quatro dias de evento será colhido, selecionado e vendido. Toda a sua renda será doada ao Instituto dos Pobres, que acolhe e abriga 100 idosos em situação de vulnerabilidade social e ainda oferece alimentação, higiene, lazer e saúde, em Maranguape.
Prezando ainda mais pela sustentabilidade, através do uso racional de recursos naturais, o Parque Frankim Pedro vai além e elaborou uma estrutura com foco na preservação dos recursos naturais. No espaço foram construídos dez banhadores de cavalos com água direto da torneira. A medida evita o acúmulo de água em tanques, ajuda a preservar o meio ambiente e evita doenças, além disso, atende as recomendações da ADAGRE – Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará.

Sobre as atrações
Sobem aos palcos dos dias de evento 13 atrações musicais, que vão do estilo mais moderno ao tradicional forró. Entre os artistas e bandas estão Solteirões do Forró, Toca do Vale, Forró Real, Brasas do Forró, Sirano e Sirino e muito mais. Segundo o Diretor Geral do Parque, Martus Teógenes, “o objetivo da grade de atrações é promover ao público a chance de reviver uma vaquejada de raiz”, diz.
O grande público é esperado na noite de sábado, quando a festa inicia a partir das 21h e segue até a chegada do sol. Para ampliar o acesso ao lazer da vaquejada e suas atratividades, na sexta-feira e no domingo as entradas são gratuitas. No último dia a festa acontece em dois ambientes: 12h às 18h no barracão e de 18h as 00h no clube, totalizando 12 horas seguidas de forró.

Sobre o Diretor Geral
Martus Teógenes, ou “Teógenes do Amanari”, como é conhecido, é o Diretor Geral da Vaquejada. O nome do Parque Franskim Pedro é uma homenagem póstuma ao seu pai, um dos primeiros moradores e fazendeiros do distrito de Forquilha. “Algumas pessoas até se emocionaram quando eu disse que ia colocar o nome do meu pai no parque, pois ele sempre foi muito querido por todos”, ressaltou Teógenes.
Enquanto Teógenes assume a direção do evento, a prova é coordenada por uma dupla de amigos e vaqueiros experientes da região, já bastante conhecidos no segmento, Bal e Ivan.
Com a inauguração do Parque Franskim Pedro em acordo com a retomada das vaquejadas ele ainda finaliza com recado. “Se Deus quiser, espero contar com o apoio de todos os amigos, todos os amantes da vaquejada e a nação forrozeira para que se façam presentes nos dias de evento, que será um sucesso”, finaliza o Diretor Geral do evento.

Programação - Vaquejada

Quinta-feira (12/9)
Categoria: Derby
Início: 15h

Sexta-feira (13/9)
Categorias: Profissional, Amador e Feminina
Início: a definir

Celebração aos vaqueiros e homenagem a Nossa Senhora Aparecida
Início: 18h

Sábado (14/9)
Classificação
Início: a definir

Domingo (15/9)
Disputa final
Início: a definir

Programação - Forró

Sexta-feira (13/9) – Entrada Gratuita
Atrações: Chapéu de Couro, Forró D’Nome, Hélio Araújo e Fabson Falção
Horário: 22h às 4h

Sábado (14/9)*
Atrações: Solteirões do Forró, Toca do Vale, Forró Real e Forró Diorigi
Horário: 21h às 7h

Domingo (15/9) – Entrada Gratuita
Atrações: Sirano e Sirino, Brasas do Forró, Luisinho de Irauçuba, Jonas Alves e Forró Diferente
Horário: 12h às 00h

*Ingressos Antecipados– Solteirões do Forró, Toca do Vale, Forró Real e Forró Diorigi
Locais: Blinclass (North Shopping), Blinclass (North Shopping Maracanaú), Blinclass (Maranguape Shopping Mall), Acaí Self (Maranguape) e Bar do Ari (Amanari)
Valor: 1º lote R$30 (pista) e R$50 (camarote + frontstage)

Inscrições - vaquejada

Senhas antecipadas – 3 x cartão de crédito
Contato: Cilene ou Misak
Telefone: (85) 99849.0058 – 98874.6192 – 98884.0445

Profissional
1ª senha: R$500
2ª senha: R$400
3ª senha: R$400

Amador
1ª senha: R$500
2ª senha: R$400
3ª senha: R$400

Feminina
R$100

Derby
R$500

Premiação - vaquejada

Profissional
R$20mil (1º lugar R$ 5mil; 2º lugar ao 11ºlugar R$15mil)

Amador
R$30mil (1º lugar R$8mil; 2º lugar ao 11º lugar R$22 mil)

Feminina
R$2mil (1º lugar R$1mil; 2º lugar ao 5º lugar R$250)

Derby
1 moto zero km (1º lugar)

Serviço:
1ª Vaquejada Parque Franskim Pedro – R$60 mil em prêmios
Período: 12 a 15/10 (quinta-feira a domingo)
Local: Forquilha, Maranguape, Ceará

 


 

O mercado já se prepara para Leilão ANQM

 

Data: 28/09/2017

 

Autor: Geraldo Junior

 

A tradição de fazer o melhor leilão com as melhores genéticas continua. Um das mais renomadas Associação quartista realizará um evento que criador que preza pela qualidade do seu animal, não pode ficar de fora. São 28 anos de tradição do Leilão ANQM e esse ano, o pregão mais concorrido do segmento, traz muitas novidades. O evento acontecerá no dia 10 de outubro, durante a Festa do Boi, no Parque de Exposições Aristófanes Fernandes, em Parnamirim/RN, a partir das 20h 30.

"A Associação Norte-riograndense de Criadores do Quarto de Milha tem como objetivo incentivar e fomentar cada dia mais a raça no estado do Rio Grande do Norte e no Brasil. Por isso, é um prazer imenso apresentar ao mercado a 28ª edição do Leilão ANQM. Na ocasião, os quartistas terão acesso a uma tropa que reúne os mais consagrados pedigrees da atualidade. São potros de geração, animais em treinamento e matrizes com qualidade genética para nenhum criador botar defeito", afirmam o Diretor de Eventos Claúdio Rannier e o presidente da ANQM, Fernando Nunes.

Um dos 51 destaques do leilão fica para a venda da filha do Silver Wild SLN, ou mais conhecido como Roxão. La Belle Roxa DPM (Silver Wild x Lindona Eternal HBM) é homozigota para gene preto e tem previsão para arrebentar nas vaquejadas em 2021. Outra promessa que estará disponível é a potro Lindona Roxa, também fruto do cruzamento do Roxão com a Lindona Eternal HBM. O pai é campeão e produtor de campeões em vaquejadas, seus filhos somam mais de 1260 pontos de RMT. A mãe possui uma riquíssima genética, filha do produtor de campeões, o Eternal Lad SLN.

O Leilão é promovido pela ANQM, realizado pela Agreste Leilões, com a assessoria de Ayrton Lins. Todos os detalhes do evento será transmitido para todo o Brasil, por meio de canal aberto Terra Viva.

 


 

38º Potro do Futuro bate recorde histórico de inscrições, animais e competidores

 

Data: 25/09/2017

 

Autor: ABQM

 

Mais de 5,1 mil conjuntos estão inscritos para a competição que ocorre de 9 a 15 de outubro, em Avaré (SP).

Outro recorde histórico marca a atual gestão da ABQM. Ontem (24/09), as inscrições do 38º Potro do Futuro, 11ª Copa dos Campeões e 3º Derby, que ocorre de 9 a 15 de outubro, alcançaram grandes índices: 5.147 conjuntos inscritos, 2.281 animais e 1.375 competidores.

Esses dois últimos superam até mesmo os números do Campeonato Nacional deste ano, considerado o maior evento da história do Quarto de Milha. “Os números falam por si só e representam o nosso trabalho”, afirmou Fábio Pinto da Costa, presidente da ABQM.

 


 

15º Potro do Futuro & Campeonato Nacional de Vaquejada: garanta a sua vaga

 

Data: 13/09/2017

 

Autor: ABQM

 

É com imenso prazer que convidamos todos os associados da ABQM, seus familiares e amigos para participarem deste importante evento da Raça Quarto de Milha, a ser realizado no Parque das Palmeiras.

FAÇA SUA INSCRIÇÃO SOMENTE ANTECIPADA ATÉ 20.11.2017
NÃO SERÁ PERMITIDO FAZER INSCRIÇÃO APÓS 20.11.2017
Inscrições através do site WWW.SEQM.COM.BR

CHIPAGEM OBRIGATÓRIA
A partir do 15º Potro do Futuro & Campeonato Nacional de Vaquejada todos os animais inscritos deverão obrigatoriamente serem chipados. Durante todo o período do Evento a ABQM estará presente com uma equipe de 3 inspetores fazendo as chipagens de forma rápida e segura. Será cobrado o valor de R$ 60,00 por animal chipado, o valor será lançado na conta corrente do proprietário do animal na ABQM.

Para fazer inscrição no site da ABQM o usuário, competidores e proprietários devem ser sócios da ABQM;
- O usuário acessa o sistema utilizando login e senha ou somente o seu CPF;
- No ato da inscrição o solicitante pode pagar os débitos de todos os envolvidos em sua inscrição (proprietários e competidores), sem precisar sair da tela;
- O sistema irá informar ao solicitante da inscrição, de forma separada, qual o valor de débito dos proprietários e competidores, quais os serviços que compõem o débito e o valor total dos débitos para pagamento;
- O pagamento pode ser efetuado com cartão de crédito em até 05 (cinco) vezes (para valores acima de R$ 1.000,00) ou por boleto bancário. Se a opção escolhida for boleto, o sistema irá disponibiliar os boletos de forma separada;

ESCOLHA DE SENHAS
Para escolher sua senha o sistema irá mostrar um mapa (similar a cinemas ou teatros) com todas as senhas disponíveis, o número da senha não será alterado.

ALTERAÇÃO DE INSCRIÇÕES
Sera permitido alterar inscrições até o inicio de sua participação e antes do término da classificatória.

As senhas poderão sofrer as seguintes alterações:
- Categorias Abertas e Profissional Light: poderão ser substituídos os dois competidores e cavalo de esteira.
- Categorias Amador, Amador Light, Jovem e Master: poderá ser substituído o competidor esteireiro e o animal de esteira. Já para o competidor de puxar a substituição só poderá ocorrer caso seja por algum familiar direto, exemplo: pais, filhos, netos, avós, tutor, tutelado, irmãos, irmã, esposa, enteados, meio-irmão, meia-irmã, padastro, madastra, pais do padastro/madastra, sogro, sogra, genro e nora ou de sua corporação.

- INSCRIÇÕES QUE FOREM ALTERADAS (ANIMAIS OU COMPETIDORES) TERÃO ACRESCIMO DE R$ 200,00

Obs.: Nos eventos oficiais o cavalo de puxar não poderá ser alterado em hipótese alguma.

AS INSCRIÇÕES PODERÃO SER CANCELADAS ATÉ O DIA 20.11.2017.

Todos os participantes ( p r o p r i e t á r i o s e c o m p e t i d o r e s ) deverão ser sócios da ABQM e estar em situação regular com a tesouraria da ABQM;

Poderão participar do Potro do Futuro animais nacionais devidamente registrados no Stud Book da raça Quarto de Milha (Puros, Apêndice e Mestiços) nascidos entre 01 de julho de 2012 e 30 de junho de 2013 em situação regular na ABQM;

Poderão participar do Campeonato Nacional animais nacionais devidamente registrados no Stud Book da raça Quarto de Milha (Puros, Apêndice e Mestiços) a partir de 3 anos hípicos, em situação regular na ABQM;

A inscrição dá direito ao participante de apresentar seu cavalo de acordo com o número de ordem, devendo apresentar-se com o cavalo de puxar e o de esteira em um rodízio de 04 (quatro) bois, porém em caráter de morte súbita (perdeu não corre mais). Classificando-se participará da disputa final;

Cada cavaleiro (puxador e esteira) poderá apresentar até 06 (seis) animais diferentes no Potro do Futuro e até 6 (seis) animais diferentes no Campeonato Nacional por categoria (amador e aberta), desde que do 4º animal em diante todos sejam Puros Castrados com anotação no registro feita pelo Stud Book da ABQM;

Não haverá “rabo da gata” nas grandes finais (disputas). Se o competidor não comparecer após ser chamado, o boi da vez será solto e receberá 0 (zero);



Tv Do Equino

Rádio Do Equino

Loja Do Equino

Jornal Do Equino
Notícias
Dicas Do Dr.
Raças Equinas
Pelagens Equinas
Eventos Equestres
Cadastre-se Na Newsletter

No Foco
Vídeos
Fotos
Mural De Recados

Eventos
Calendário
Rankings
Cadastre Seu Evento

Perfil
Cavaleiros
Cavalos
Representações

Publicidade

 


Todo o conteúdo DO EQUINO (portal, tv, rádio, loja) é protegido pelas leis de direitos autorais.
É expressamente proibida a cópia, reprodução, difusão, transmissão, utilização, modificação, venda, publicação, distribuição ou qualquer outro uso, na totalidade ou em parte, em qualquer local, sem a prévia autorização por escrito.

Equino Serviços Virtuais  |  Todos os direitos reservados